quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

"Mico" Prazer de viver em Iaciara-GO.



No setor Norte a aposentada Justina Ferreira Dourado de 70 anos, é amiga do mico-estrela que já esta ficando meio urbanizado conquistado pela comida.
A Floresta do Nordeste Goiano é rica em espécies. Na área – e em matas do entorno de Iaciara Goiás, mora o mico-estrela. Nome científico: Callithrix penicillata. Conhecido como mico-estrela, o animal recebeu o apelido de sagüi.

"Já os encontrei dependentes. Então, na maioria das vezes, a gente põe o mamão na ponta da faca e dá para eles”, conta a aposentada.

Evite o contato! Raiva e Doença de Chagas podem ser transmitidas pelo mico-estrela. E não se preocupe: ele não precisa de ajuda para conseguir comida.

A principal fonte de alimentação do mico-estrela é abundante na floresta e até mesmo na cidade: uma goma extraída de várias espécies de árvores, como, por exemplo, da espécie conhecida como amendoeira. Em uma dessas árvores, as marcas no tronco mostram que já houve muito banquete por ali.

O mico-estrela também se alimenta de frutos, insetos, lagartos, ovos e aves. Ele sempre existiu . Veio de outros estados do Nordeste e hoje é a espécie primata mais comum na Floresta do Nordeste Goiano.

O mico-estrela vive em bandos de seis ou sete animais. A fêmea é quem domina o grupo e escolhe dois ou três machos para procriar.
A gravidez dura cinco meses. Em geral, nascem dois filhotes. A mãe amamenta por seis meses, mas a tarefa de carregar os miquinhos nas costas é de todos: pais, irmãos mais velhos, tios...
Em 18 meses já são adultos. Esses animais podem viver dez anos. Eles têm 30 centímetros de comprimento, e mais 30 de cauda. Pesam em torno de 250 gramas.

Como muita gente na cidade, o mico-estrela veio de fora, mas já virou iaciarense. É carismático, divertido, tem um visual moderninho e leva a vida de galho em galho.

Um comentário: